Medidas de ameaças ao transporte público coletivo por concessão em Sorocaba, lideradas pelo prefeito tiktoker da cidade, levaram os trabalhadores e trabalhadoras do transporte à decisão de iniciar um ‘enfrentamento’ estratégico contra qualquer transporte concorrente ao transporte público coletivo por concessão e que for autorizado pelo poder público. Esta decisão também requer da categoria formas de como barrar a criação de aplicativos apresentados como particulares, mas que têm por trás o amparo do poder público.
Esta decisão histórica foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores e trabalhadoras em duas assembleias realizadas na sede do Sindicato nesta quarta-feira (23). A categoria lotou o salão de assembleias, demonstrando união e organização na luta pela garantia dos empregos e benefícios conquistados em décadas de mobilização.
“Qualquer implantação de transporte público, seja por mototáxi, por aplicativo, ou por qualquer outro meio que seja também aplicativo no transporte especial, qualquer transporte concorrente e autorizado pelo poder público, que acontecer, nós vamos iniciar um enfrentamento estratégico”, falou o presidente do Sindicato, Paulinho do Transporte na hora da votação da decisão da categoria.
“Nós vamos pensar uma forma de como resolver também essas criações de aplicativos que se colocam como privados, particulares, mas que têm por trás o próprio poder público”, acrescentou Paulinho.
O prefeito tiktoker autorizou um aplicativo de transporte para ser operado a partir de 1° de agosto, além de promover iniciativas nesse sentido com a fachada de particulares mas que são apoiadas por ele. Inclusive ele ensaia aplicativos também para o transporte especial. E planeja adotar mototáxi como transporte concorrente.
As duas assembleias da categoria avaliaram que essas medidas do prefeito tiktoker têm o objetivo de destruir e precarizar o transporte público coletivo por concessão. E, portanto, o “enfrentamento” contra essa postura do prefeito se faz necessário como forma de preservação do emprego, que é o maior patrimônio dos trabalhadores e das trabalhadoras, e garantia do transporte público coletivo por concessão como forma de prestação de serviços com segurança e qualidade à população.
As assembleias também destacaram as condições de precarização, risco de acidentes e abertura aos interesses de domínio do crime organizado (como acontece em outras cidades), contidas nas formas de mobilidade concorrente propostas pelo prefeito tiktoker. Nesse sentido, a categoria expôs o grau de “irresponsabilidade” nas medidas do prefeito.
DADOS DE ACIDENTES
Registros do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga) confirmaram 133 mortes no trânsito de Sorocaba (abrangendo a área urbana, estradas e rodovias) em contagem que vai de janeiro de 2024 a janeiro de 2025. Desses acidentes, 38% foram motociclistas, com 82% deles envolvendo homens jovens vitimados.
Em outro recorte, nos dados de fevereiro de 2025, a Polícia Rodoviária de Sorocaba divulgou números que descrevem mais um pouco do perfil dessas vítimas. Só em fevereiro de 2025, foram 781 acidentes de trânsito nas estradas sorocabanas atendidas pela Polícia Rodoviária. Deste total, 258 foram com motociclistas, o que dá 33,03% do total. Ainda segundo a polícia, as vítimas foram trabalhadores usando motos.
LEGÍTIMA DEFESA DO EMPREGO E DA VIDA
Diante desse quadro, a categoria concluiu que ir para o ‘enfrentamento’ é um ato de ‘legítima defesa’ do emprego e das condições de vida e de trabalho.
Vale lembrar que, em atitude inversa ao prefeito tiktoker de Sorocaba, o prefeito de São Paulo, contrário ao transporte alternativo e em defesa do transporte público coletivo por concessão, judicializou essa luta e a Justiça manteve decisão em favor do transporte público.
Paulinho do Transporte é presidente do Sindicato; presidente da CNTTL, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logistica; vice-presidente da FUTAC, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística; vice-presidente da Seção de Transporte Rodoviário da ITF, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte; membro da UIS, União Sindical Internacional.


















