O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região divulgou Nota Oficial em que alerta a sociedade e o poder público (Prefeitura Municipal) sobre a ‘tragédia anunciada’ com a tentativa de regulamentação de Mototáxi e Aplicativo do transporte especial.
A Nota Oficial informa que por decisão dos trabalhadores, em assembleia realizada no dia 22 de julho de 2025, ficou decidido o protesto realizado no transporte nesta quinta-feira, 21 de agosto.
“O Sindicato dos Condutores de Sorocaba reafirma que o objetivo é de alertar a sociedade e o poder público, no caso a Prefeitura de Sorocaba, sobre a “tragédia anunciada” com a tentativa de regulamentação de Mototáxi e Aplicativo do transporte especial”, informa a Nota Oficial.
O texto continua: “Não se trata de nenhum viés político como alega o poder público. A categoria é contra o transporte concorrente que oferece riscos para a população, os passageiros e os trabalhadores. A categoria é a favor do transporte coletivo de massa, regulamentado, de qualidade. Nosso posicionamento é combater o perigo decorrente do transporte que oferece riscos, principalmente em relação à segurança dos passageiros. E esta posição não pode ser confundida com o transporte de entrega de serviços e mercadorias.”
ACIDENTES NOS CORREDORES DO BRT
Os números mostram a quantidade de acidentes nos locais que adotaram esses meios de transporte, principalmente nos corredores do BRT, onde o poder público liberou a circulação de motos disputando o espaço com os ônibus.
De acordo com o Sindicato, “ao invés de propagar nas redes esses meios, nós defendemos, por exemplo, o retorno imediato dos ônibus que foram retirados das ruas desde o começo do ano”.
“Por que incentivar e fomentar meios que aumentam o congestionamento, inviabilizam a operação dos ônibus e dificultam para os motoristas do sistema?”, pergunta o Sindicato.
“Seguiremos em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras que há tanto tempo exercem – comprovadamente – com profissionalismo, seriedade e dedicação, a sua função.”
MORTES POR ACIDENTE DE MOTO
Estatísticas publicadas recentemente na imprensa mostram que Sorocaba é a segunda cidade com maior número de mortes por acidente no Brasil, sendo que a maioria é de moto com vítimas sendo jovens entre 20 e 29 anos.
“A categoria exige que seja descartada a implantação de mototáxi, transporte por aplicativo no transporte especial e que seja revogada a liberação de motos nos corredores de ônibus (BRT), além da retirada das redes sociais da propaganda do aplicativo municipal”, conclui a Nota Oficial do Sindicato.









