Paulinho do Transporte, presidente da CNTTL, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, participou nesta quarta-feira (16 / 04) de Reunião Nacional da entidade em Brasília.
A pauta dos debates focou as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras de todos os modais de transporte (por terra, ar, mar e trilhos) e o fortalecimento do ramo do transporte.
Na sua fala, Paulinho do Transporte, alertou para a importância do debate sobre a tecnologia no transporte no que esse processo representa como ameaça à eliminação de vagas de trabalho para os diversos setores do transporte.
Ele lembrou que em outros países ocidentais a tecnologia já eliminou empregos em serviços localizados: “Caçambas em terraplenagem, por exemplo, este serviço está tudo sem motorista”.
“Temos a responsabilidade de discutir a tecnologia, temos que começar a colocar isso em pauta, fazer a pesquisa e debater com especialistas, para que possamos nos preparar para o futuro”, disse Paulinho.
Participam da mesa de abertura dos trabalhos Wagner Menezes, diretor de organização da CNTTL e secretário de Transporte e Logística da CUT; Alexsandra Duarte, secretária de política de gênero da Confederação e José de Sousa, Souzinha, diretor financeiro da entidade.
Paulinho do Transporte também é presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região; vice-presidente da FUTAC, Federação Única dos Trabalhadores em Transportes, Portos, Comunicação e Pesca da América Latina e Caribe; vice-presidente mundial da Seção de Transporte Rodoviário da ITF, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes; membro da UIS, União Sindical Internacional.
