O 1° Encontro Latinoamericano do Setor Aéreo e Aeroportuário da FUTAC terminou nesta quarta-feira (05) com a decisão de elaborar a Carta de Sorocaba / Brasil, que ficará pronta nos próximos dias.
Este documento será uma declaração de unidade e solidariedade à Venezuela, Cuba e Colômbia (nações atacadas e bloqueadas pelos Estados Unidos) e a toda a América Latina. O documento também manifestará repúdio aos Estados Unidos pelos ataques que o Império do Norte tem feito contra embarcações de pescadores da Venezuela e da Colômbia, e pelo bloqueio econômico a Cuba que dura mais de 60 anos.
Esta declaração será enviada aos Governos e Congressos Nacionais Latinoamericanos, bem como às Câmaras Municipais desses países.
O objetivo é construir um cinturão de unidade e solidariedade latino-americana como reação pacífica às agressões do Império do Norte.
O Encontro, que começou ontem (04) em Sorocaba e durou dois dias, também avaliou como negativas as privatizações e concessões à iniciativa privada de vários aeroportos brasileiros nos últimos anos, e os participantes esperam que essas privatizações sejam revistas para a recuperação e eficiência dos aeroportos.
Participaram do Encontro o presidente da CNTTL e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulinho do Transporte, que também é vice-presidente da FUTAC, Federação Unitária dos Trabalhadores em Transportes, Portos, Pesca e Comunicação da América Latina e Caribe; e vice-presidente da Seção de Transporte Rodoviário da ITF, Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes.
Também participaram Ricardo Maldonado, secretário-geral da FUTAC; Rodrigo Maciel, presidente do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos; Paulo Alexandre, presidente da Federação dos Trabalhadores em Aviação Civil; Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, e presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ijuí (RS).
Entre outros, também marcaram presenças Derlys Molina (Vemezuela), German Silva (Chile), Baltazar Bergara (Chile), Clemente Austin (Panamá), Julio Antonio Perez Salazar (Cuba), Luz Escarrá Gil (Venezuela).













