A formatura de alunos do Instituto de Gestão Social e Cidadania, vinculado ao Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, entregou nesta quinta-feira (11 / 12) certificados para alunos de nove cursos: Agente de Bordo e LIBRAS, Inglês, Espanhol, Teatro para Pessoas Surdas. Musicalização, Oficinas Mistas, Iniciação Teatral. O Instituto oferece mais de dez cursos em diversas áreas.
Em clima de confraternização, a formatura, além da presença dos alunos, contou com a participação de familiares, amigos, convidados, funcionários, professores e professoras do Instituto, que lotaram o salão do Espaço Cultural do Instituto.
O presidente do Instituto e também do Sindicato, Paulinho do Transporte, prestigiou o evento. A diretora geral do Instituto, Rute Bueno Caires, e a diretora primeira tesoureira Elisangela Bergamo, também diretora do Sindicato, destacaram a importância da direção e do apoio de Paulinho do Transporte nas atividades pedagógicas e educacionais do IGESC.
Em sua fala, Paulinho enfatizou a importância do aprendizado para a vida: “Ninguém tira de nós o investimento no aprendizado. O que nós aprendemos é um dos melhores patrimônios que adquirimos na nossa vida.”
Paulinho também abordou a pauta de gênero e defesa das mulheres e citou as notícias de crescimento “lamentável” da violência contra a mulher: “Isso é muito preocupante. Depende de todos nós, não só das mulheres, mas dos homens, repudiar qualquer tipo de violência contra a mulher.”
Lembrou que a CNTTL, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Logística, entidade da qual também é presidente, é referência internacional na pauta de gênero e defesa das mulheres.
Ele também destacou as presenças dos vereadores Fernanda Garcia (Psol) e Izidio de Brito (PT), e também citou os vereadores Raul Marcelo (Psol) e Iara Bernardi (PT) como apoiadores das causas populares e dos trabalhadores. Acrescentou o nome do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) também como defensor dos interesses da classe trabalhadora.
Em sua fala, Elisangela Bergamo descreveu suas atividades como diretora do Sindicato e da CNTTL, e concluiu com esta mensagem: “Que possamos honrar nossa jornada, contribuindo para que no futuro a justiça social não seja apenas um sonho mas, sim, nossa realidade.”
Rute Bueno Caires ainda citou os nomes de Elisangela e da também diretora do Sindicato, Camila Grusca, como homenagem pelo envolvimento delas nas atividades do Instituto. Rute estendeu a homenagem aos funcionários, professores e professoras, todos comprometidos com o suporte pedagógico e educacional do Instituto.

















