Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região terá quatro dirigentes no 16° Congresso Estadual da CUT-SP

Quatro dirigentes do nosso Sindicato participarão como delegados do 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) São Paulo (CECUT). O encontro começa nesta sexta-feira (25) e vai até domingo (27) em Praia Grande, no litoral paulista.


Os quatro diretores do nosso Sindicatos presentes neste evento histórico são o vereador e vice-presidente do Sindicato, Francisco França, o diretor financeiro do Sindicato, Antonio Sérgio Silvana de Moraes, o A. Sérgio, e as diretoras Gisele Santos e Joice Jaqueline. A. Sérgio também é coordenador da Subsede da CUT-SP em Sorocaba e Região, e Joice Jaqueline é também secretária de Mobilização da CUT-SP.
De acordo com a CUT-SP, estão inscritos 660 delegados e delegadas, dos diversos ramos cutistas. Serão ao todo 750 participantes, entre inscritos, observadores e convidados.


Com o slogan “Luta, Direitos e Democracia que transformam Vidas”, o congresso será uma oportunidade de tratar sobre a organização sindical, aprofundar as discussões sobre a conjuntura política, eleger a nova direção estadual e definir o plano de lutas e as estratégias para o período de 2023 a 2027.
Do final de maio ao início de julho, trabalhadores e trabalhadoras realizaram assembleias em todo estado de São Paulo, onde discutiram e elaboraram propostas de interesse de cada categoria, dos ramos e da região em que os sindicatos atuam. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região também participou dessas assembleias e debates.


As inúmeras contribuições permitiram a construção do caderno de textos, organizado a partir das bases. Nele, estão as estratégias, o plano de lutas e as contribuições, que serão discutidos ponto a ponto e, posteriormente, votados pelos delegados e delegadas no plenário do Congresso Estadual.
“Nosso congresso ocorre após um período de muitas lutas da classe trabalhadora, afetadas a partir do golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff”, avalia A. Sérgio, acrescentando: “Os dois governos que se sucederam, de Michel Temer e Jair Bolsonaro, foram marcados por desmontes dos direitos trabalhistas. E agora, no Governo Lula, é chegado o momento de mobilização e luta pela recuperação de direitos.”

40 anos da CUT

O 16º CECUT antecede o 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que traz como tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. O evento nacional ocorrerá de 19 a 22 de outubro e se destaca em 2023 por ser o ano em que a CUT Nacional celebra seus 40 anos de existência e de luta por um Brasil com democracia, direitos sociais e trabalhistas.
A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983 na cidade de São Bernardo do Campo (SP), no 1° Congresso Nacional da Classe Trabalhadora.

Deixe um comentário

Central de Atendimento:
15. 3331-7900

Rua Capitão Augusto Franco, 159
Vl. Amélia – Sorocaba / SP
CEP: 18.035-615

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

the Kick-ass Multipurpose WordPress Theme

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]