Na manhã deste sábado (05 / 08), um ato denominado Sarau Marcha das Margaridas, realizado na Praça Central de Sorocaba, reuniu representantes de sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos do campo progressista e popular. O encontro foi um atividade de mobilização, divulgação e preparação para a Marcha das Margaridas – um grande evento popular que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília. Uma delegação de Sorocaba irá participar do evento na capital federal.
Esta programação é inspirada em Margarida Maria Alves, paraibana que foi a primeira mulher presidenta de sindicato que defendeu trabalhadores e trabalhadoras rurais. Por sua atuação em defesa da classe trabalhadora, Margarida Alves foi assassinada aos 50 anos em 12 de agosto de 1983. Esta tragédia brasileira completa 40 anos em 2023 e o nome de Margarida entrou para a História como símbolo de luta pela igualdade de direitos para as mulheres do campo.
“Como Margarida deixou sementes, nós somos todas Margaridas que marchamos para lutar pelas pautas das mulheres, pela justiça, contra a violência”, disse a professora aposentada Virgínia Fernandes Santos, integrante do Comitê Popular de Luta Mulheres pela Democracia de Sorocaba.
“A Marcha das Margaridas é um luta de todas as mulheres e de toda a sociedade brasileira”, avaliou o diretor financeiro do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Antônio Sérgio Silvana de Moraes, o A. Sérgio, que é também coordenador da Subsede da CUT em Sorocaba. Vários outros diretores do Sindicato também prestigiaram a atividade participando do encontro na praça.
Canções que traduzem anseios populares e falas de lideranças em defesa das mulheres e da democracia marcaram a animação do público que compareceu na praça.