Notícias

13-Ago-2019 18:16
REGIÃO

VITÓRIA! São João irá contratar todos os trabalhadores na Piracema de Salto de Pirapora

Greve de 33 dias por falta de pagamento fez com que a EMTU transferisse as linhas da Piracema para a empresa São João

2019, imprensa,
Assembleia com trabalhadores na Piracema

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região garantiu o emprego a todos os trabalhadores na troca de empresa responsável pela operação do transporte intermunicipal entre Salto de Pirapora e Sorocaba. A São João irá assumir as linhas da Piracema e também seus motoristas, cobradores e pessoal em funções internas.

A troca de empresa foi motivada pela greve dos trabalhadores na Piracema, que paralisaram as atividades em 12 de julho por falta de pagamento de salário e direitos. Desde então, 50% do transporte entre Salto de Pirapora e Sorocaba está suspenso, o que levou a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) a tirar a concessão das linhas da Piracema e escolher passá-las para a São João, que já tinha a concessão para operar os outros 50% das linhas entre esses municípios.

“Nós parabenizamos todos os trabalhadores que se mantiveram firmes na luta por salário, direitos e empregos e confiantes nos direcionamentos dados pelo Sindicato. A unidade e garra da categoria garantiram a contratação de todos pela empresa São João”, salienta o presidente do Sindicato Paulo João Estausia, Paulinho.

Em um primeiro momento a empresa São João aceitou ficar com as linhas, mas não queria contratar todos os trabalhadores. O que o Sindicato não permitiu. O impasse só foi resolvido em reunião realizada nesta terça-feira, 13, na Prefeitura de Salto de Pirapora com a presença o prefeito, de vereadores, de representantes das empresas Piracema e São João e de diretores do Sindicato. A EMTU e o Ministério Público foram convidados, mas não compareceram.

Transporte volta a funcionar

Na reunião realizada na Prefeitura, a empresa Piracema concordou em dar baixa nas carteiras de trabalho para liberar a contratação dos trabalhadores pela empresa São João, assim como a realizar a homologação com os valores zerados das verbas rescisórias, o que permite, ao menos, a retirada do Fundo de Garantia que está depositado.

2019, imprensa,
Participantes da reunião entre prefeito de Salto de Pirapora, Sindicato e empresas

Os trabalhadores já foram pegar o uniforme da São João e também a listagem de documentos para a efetivação do contrato de trabalho e o pedido de exame médico admissional. Assim que toda a documentação ficar pronta, eles irão começar a trabalhar na São João.

Enquanto isso não fica pronto, a São João irá manter o transporte intermunicipal em funcionamento com trabalhadores que já pertencem ao seu quadro de funcionários.

Ao todo 42 trabalhadores foram transferidos de empresa, sendo que cinco deles irão trabalhar durante os próximos seis meses no transporte de fretamento em Sorocaba, em micro-ônibus. Para compensar o salário que é mais baixo, a empresa São João irá colocar esses motoristas em escala que tem hora-extra.

Verbas rescisórias serão definidas na Justiça

O Sindicato irá acionar a Justiça do Trabalho para garantir o pagamento das verbas rescisórias devidas pela empresa Piracema a todos os trabalhadores.

Esses trabalhadores já foram prejudicados quando a Breda entrou em falência e perdeu a concessão para operar essas mesmas linhas intermunicipais. Na ocasião, o Sindicato também teve que acionar a Justiça e eles estão até este momento sem receber as verbas rescisórias referentes aos anos trabalhados na Breda.

 

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado