Notícias

17-Mai-2018 15:23 - Atualizado em 17/05/2018 16:41
SAÚDE

Vereador França propõe não votar projetos do prefeito até que decisão de fechar a UPH Leste seja revogada

Servidores municipais, trabalhadores da saúde e população lotaram o plenário da Câmara para protestar contra o prefeito José Crespo

O vereador e vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região Francisco França usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Sorocaba, nesta quinta-feira, 17, para expressar sua indignação com a notícia de que a Prefeitura irá fechar a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona leste e propôs que a Câmara deixe de votar projetos de autoria do prefeito até que essa decisão pelo fechamento da UPH seja revogada.

"Todos nós vereadores assinamos hoje documento formulado pelo vereador Fernando Dini dizendo que somos contra o fechamento da UPH. Mas eu acho isso pouco. Fui informado de que na próxima terça-feira a secretária de Saúde estará aqui na Câmara. Eu proponho aos vereadores que, se na terça a secretária não rever essa decisão, que esta Casa pare de votar  todo e qualquer projeto do prefeito até que ele volte atrás e não feche a UPH Leste", propôs França.

A secretária de Saúde Marina Elaine Pereira assumiu o cargo no dia 19 de março e será a responsável por colocar em prática a política do governo Crespo de terceirização da saúde.

 

Fechamento da UPH Leste

A UPH Leste é uma unidade de saúde terceirizada, sua gestão é de responsabilidade do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e vinha recebendo elogios da população. Segundo vídeo publicado pela Prefeitura Municipal de Sorocaba em sua página oficial no Facebook, na noite da quarta-feira, 16, o motivo para o fechamento da unidade pré-hospitalar é a impossibilidade legal de renovação do contrato com o BOS.

Ainda segundo informações constantes no vídeo divulgado pelo poder público, a UPH Leste irá funcionar até o dia 14 de julho, após essa data os munícipes daquela região da cidade devem buscar atendimento na unidade de Pronto-Atendimento (PA) de Brigadeiro Tobias, distrito de Sorocaba.

A Prefeitura fala em fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBSs/postinhos) em uma reestruturação da saúde pública, mas até o momento não apresentou de fato uma ação nesse sentido, o que está em discussão na cidade é a terceirização da Saúde.

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado