19-Ago-2020 15:32 - Atualizado em 19/08/2020 17:19
VITÓRIA!

Unidade e organização dos trabalhadores(as) garantem empregos na transição do transporte especial de Sorocaba

Empresa Mobility irá contratar os 80 trabalhadores(as) que operavam o serviço nas empresas STU e CONSOR. Vitória da categoria!

2020, imprensa, Fabiana Caramez
Assembleia com trabalhadores(as) no transporte especial de SorocabaFabiana Caramez

Os 80 trabalhadores e trabalhadoras no transporte especial de Sorocaba conquistaram o emprego na transição para a nova empresa que irá operar o serviço na cidade, a Consórcio Mobility. Mais uma vez, a vitória veio porque os trabalhadores(as) permaneceram unidos e organizados e a diretoria do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região demonstrou muita habilidade nas diversas rodadas de negociação.

“Com muito esforço, conseguimos avançar. Ainda não está exatamente do jeito que queremos, porém conseguimos o emprego que, neste momento de pandemia, é um bem muito precioso para nós trabalhadores”, afirmou o presidente interino do Sindicato dos Rodoviários Adalberto de Souza Carvalho, Dadá.

A transição dos trabalhadores(as) nas empresas STU e CONSOR para a Mobility irá começar neste mês de agosto e será totalmente efetivada em outubro. Conforme acordo firmado, a Mobility irá contratar em agosto 20 trabalhadores(as), sendo 10 motoristas e 10 agentes de bordo, em setembro, outros 20 e em outubro os 40 restantes, sendo 20 motoristas e 20 agentes de bordo.

O acordo assinado após intensa luta garante os mesmos direitos praticados no urbano, como plano de saúde familiar, valor de tíquete-refeição, cesta básica, entre outros. O piso salarial dos agentes de bordo será o mesmo e os motoristas irão receber piso de micro-ônibus, um dos itens que continua em negociação. O cartão benefício no valor de R$ 250,00, que foi conquistado no setor urbano em substituição do PTS (prêmio por tempo de serviço) será pago de dezembro de 2020 a julho de 2021.

“A unidade da categoria e a organização junto ao Sindicato mostrou a essa empresa que aqui tem luta e tem que respeitar os trabalhadores e as trabalhadoras. O recado foi dado e, a partir de agora, é mantermos a mobilização para recuperarmos e avançarmos ainda mais”, Dadá.

A proposta de acordo construída pelo Sindicato na mesa de negociação foi aprovada pela categoria em assembleia realizada na tarde da terça-feira (18), no estacionamento da entidade sindical.

O Consórcio Mobility iniciou a operação do transporte especial em Sorocaba no dia 1º de agosto. Por causa da pandemia a empresa não queria contratar todos os trabalhadores(as) que operavam esse transporte nas empresas STU e CONSOR, conforme determina o acordo de trabalho da categoria. Desde então, a empresa tentou dividir os trabalhadores(as) e os anos de organização sindical e de atuação junto à categoria foram essenciais para manter os trabalhadores(as) unidos e, assim, assegurar o emprego e os direitos a todo o conjunto de 80 pais e mães de família.

Com o acordo firmado, está suspensa a possibilidade de greve no transporte especial.