15-Mai-2019 18:31
GREVE

Trabalhadores no urbano e escolar de Araçariguama podem entrar em greve

Sindicato protocolou notificação de greve na segunda-feira, 13

2019, imprensa,
Sindicato realiza assembleia com trabalhadores na Vertion - 09/05

A empresa Vertion Transportes que opera os transportes urbano e escolar no município de Araçariguama não está cumprindo diversos direitos trabalhistas e, por esse motivo, os trabalhadores poderão paralisar as atividades nos próximos dias.

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região protocolou na última segunda-feira, 13, notificação de greve na empresa e a paralisação pode começar após o vencimento do prazo de 72 horas determinado pela legislação de greve em serviços essenciais.

A empresa Vertion ganhou a concessão pública realizada pela Prefeitura de Araçariguama e começou a operar no dia 1º de abril deste ano, mas não está cumprindo corretamente o acordo coletivo de trabalho da categoria. A empresa mantém trabalhador sem registro em carteira de trabalho (CTPS), paga de forma irregular os salários e o tíquete-refeição – têm motoristas que dirigem ônibus convencional e recebem como microônibus -, não fornece plano odontológico e cesta básica, realiza descontos indevidos do salário do trabalhador e não paga os direitos determinados pelo acordo coletivo de trabalho da categoria a trabalhadores em funções internas de apoio, como mecânico e lavador, que são representados por esta entidade sindical.

O Sindicato dos Rodoviários sempre esteve aberto ao diálogo com a empresa a fim de resolver todos os problemas sem ter necessidade de ir à greve. Infelizmente, até o momento, não foi possível acertar a situação.

“Nós estamos aguardando que a empresa confirme a participação em uma reunião na próxima sexta-feira, dia 17. Se isso ocorrer, esperamos que a empresa venha para a mesa de negociação com a intenção de resolver os problemas. Nós estamos dispostos ao diálogo, mas não podemos aguardar mais tempo, pois os trabalhadores já começam a passar por dificuldades financeiras”, explica o presidente do Sindicato Paulo João Estausia, Paulinho.

Empregos

O Sindicato dos Rodoviários acompanhou a troca da empresa Ralip pela Vertion Transportes e, na ocasião, assegurou que os trabalhadores da Ralip fossem contratados pela Vertion, impedindo assim o desemprego de motoristas, agentes de bordo escolar e funcionários das funções internas de apoio.

A Vertion Transportes possui cerca de 35 trabalhadores.