03-Jun-2020 19:19
SOROCABA

Trabalhadores no urbano de Sorocaba aprovam substituição de PTS por cartão benefício

Mudança foi necessária diante do cenário complexo no sistema de transporte público

2020, imprensa, Fabiana Caramez
Trabalhadores aprovam substituição do PTSFabiana Caramez

Em assembleias realizadas nesta quarta-feira (03), às 10h e às 18h, os trabalhadores e trabalhadoras em transporte urbano de Sorocaba aprovaram, por unanimidade, a proposta de substituição do PTS (prêmio por tempo de serviço) pelo recebimento mensal de um cartão benefício no valor de R$ 250,00. O PTS era pago apenas aos motoristas e, agora, o cartão benefício será pago aos trabalhadores(as) de todas as funções.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia, explicou aos trabalhadores(as) que a substituição do direito foi necessária para evitar que a categoria tivesse maiores perdas diante das mudanças estruturais que devem ocorrer no sistema de transporte urbano de Sorocaba com a entrada em operação do BRT (sistema de ônibus rápido) e o fim do contrato emergencial de concessão do serviço público de transporte à empresa STU (Sorocaba Transportes Urbanos).

“O sistema de transporte em Sorocaba está com problemas desde 2017, muito por causa do poder público com as ações desastrosas do Crespo. Somado a isso, teremos o início do BRT e a saída da STU, seja agora ou daqui seis meses. De todo jeito a maioria dos motoristas irão perder o PTS. Vendo esse cenário, nós avaliamos que não poderíamos vacilar e perder um direito histórico, por isso provocamos uma negociação e conseguimos transformar o PTS, que o motorista só começa a ganhar quando completa cinco anos de empresa, por um benefício imediato a todos os trabalhadores e que não se perde quando tem troca de empresa”, explicou Paulo Estausia.

O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários e vereador por Sorocaba, Francisco França, ponderou que, mesmo tendo perda para uma pequena parte dos motoristas agora, a substituição do PTS pelo cartão benefício trará um ganho a toda a categoria no futuro próximo.

“Nós sempre nos posicionamos diante dos assuntos que a categoria tem que debater, sempre orientamos e hoje não será diferente. Defendemos essa proposta porque entendemos que no equilíbrio ela é boa para a categoria”, afirmou França.

O PTS é um prêmio que apenas os motoristas recebiam na seguinte proporção: 5% a mais no salário para quem tem 5 anos de empresa, 10% para quem tem 10 anos e 15% para quem tem 15 ou mais anos de empresa. Segundo as contas feitas pela diretoria do Sindicato, os motoristas que recebiam 5% de PTS irão receber mais com o cartão benefício, quem recebia 10% fica praticamente o mesmo valor e os que recebiam 15% terão uma pequena queda no valor com o cartão benefício.

Com a aprovação pelos trabalhadores(as), o PTS deixa de ser pago pelas empresas neste mês, ou seja, no 5º dia útil de julho, a categoria passa a receber o cartão benefício.

2020, imprensa, Fabiana Caramez
Assembleia da noite também aprova substituição do PTSFabiana Caramez

STU

O contrato emergencial do poder público com a empresa STU termina no dia 03 de agosto e isso significa que os trabalhadores(as) teriam que enfrentar uma transição de empresa em plena pandemia do novo coronavírus, que provocou a diminuição da frota de ônibus em circulação.

O presidente do Sindicato Paulo Estausia informou à categoria que a entidade está dialogando com o poder público para que o contrato emergencial com a STU seja renovado e, assim, a troca de empresa venha a acontecer de forma definitiva quando finalizar o processo de licitação.

“Todo mundo sabe da dificuldade que será para nós se ocorrer uma troca de empresa em plena pandemia. Seria muito difícil uma empresa contratar a totalidade dos trabalhadores quando será paga para operar apenas parte do transporte. Já avisamos ao poder público que, se isso ocorrer, todos os transtornos que podem acontecer para a população estarão na conta da Prefeitura, porque nós iremos lutar para que ninguém fique desempregado”, afirmou Paulo Estausia.

BRT

A estrutura do sistema de transporte urbano de Sorocaba será modificada com a entrada em operação do BRT. Hoje o sistema de transporte é operado por duas empresas, 50% das linhas pela STU e os outros 50% pela CONSOR (Consórcio Sorocaba). Quando o BRT entrar em funcionamento, essa igualdade será modificada. Muitas linhas da STU passarão para a empresa do BRT, que pertence ao mesmo grupo empresarial da CONSOR, o que irá causar demissões de trabalhadores na STU.

Nas assembleias desta quarta-feira, o Sindicato dos Rodoviários informou à categoria que está atuando para que os trabalhadores demitidos na STU sejam contratados pela empresa do BRT. Porém, a diretoria do Sindicato ressaltou que, como é uma mudança estrutural, o BRT poderá causar o fim de postos de trabalho, o que significa que pode ocorrer perda de alguns empregos.

No caso dos trabalhadores na CONSOR, pela empresa do BRT pertencer ao mesmo grupo, a transição deve ser mais tranquila e com garantia de emprego a todos.

Campanha Eleitoral

O presidente do Sindicato Paulo Estausia e o vice-presidente Francisco França estão se licenciando do Sindicato dos Rodoviários para poderem disputar as eleições municipais deste ano. Francisco França irá concorrer à reeleição como vereador de Sorocaba e Paulo João é pré-candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato a prefeito Raul Marcelo (PSOL). França e Paulo Estausia irão concorrer pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

CONFIRA AS FOTOS DAS ASSEMBLEIAS:

1/38
2/38