29-Ago-2018 16:49
REGIÃO

Trabalhadores no escolar de Capela do Alto adiam paralisação, mas continuam em estado de greve

Empresa efetuou o pagamento do adiantamento salarial que estava em atraso e do tíquete-refeição do mês de julho

2018, imprensa, Paulo Biro Soares
Trabalhadores aprovam adiar a paralisação e manter estado de grevePaulo Biro Soares

Os trabalhadores em transporte escolar no município de Capela do Alto, reunidos em assembleia realizada pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região na manhã desta quarta-feira (29), decidiram adiar a paralisação que estava agendada para hoje a fim de dar mais um tempo para a empresa regularizar o pagamento do tíquete-refeição de agosto e a implantação dos planos de saúde e odontológico. Porém, mantiveram o estado de greve.

"Os motoristas e agentes de bordo escolar deram um exemplo de responsabilidade com a sociedade ao compreenderem a importância de adiar a greve para a abertura de nova negociação. Responsabilidade não verificada nas atitudes da empresa que não honra com seus deveres principais de pagar seus funcionários e, assim, manter o serviço de transporte em pleno funcionamento", ressalta o diretor do Sindicato Wagner dos Santos Silva.

A empresa efetuou ontem (28) o pagamento do adiantamento salarial que estava em atraso, assim como depositou o tíquete-refeição referente ao mês de julho.

"Nós iremos procurar novamente a Cidade da Fé para tentar acertar essas pendências e esperamos que a empresa não atrase mais nenhum pagamento", afirma o vice-presidente do Sindicato Francisco França.

Em protesto contra esses atrasos nos pagamentos e na implantação de direitos determinados no acordo coletivo de trabalho da categoria, os trabalhadores entraram em estado de greve na última sexta-feira (24) e deram prazo até esta terça-feira (28) para a Viação Cidade da Fé regularizar tudo. Mesmo com o prazo encerrado, os trabalhadores decidiram não entrar em greve e dar mais um tempo para a resolução de todos os problemas.

Histórico

A Viação Cidade da Fé foi a vencedora da licitação promovida pela Prefeitura de Capela do Alto e assumiu em caráter definitivo a operação do transporte escolar no dia 2 de maio deste ano. Na ocasião, o Sindicato garantiu que a nova empresa contratasse todos os motoristas e agentes de bordo escolar que já trabalhavam no transporte escolar e que a Viação Cidade da Fé assinasse o mesmo acordo coletivo de trabalho da categoria, assegurando assim o pagamento de piso salarial e demais direitos.

Ao todo, trabalham no transporte escolar de Capela do Alto 17 motoristas e 17 agentes de bordo escolar. Todos aprovaram a decretação de estado de greve e a paralisação a partir do dia 29, caso os problemas não sejam resolvidos.