20-Mai-2022 21:50
CONQUISTA HISTÓRICA

Trabalhadores do transporte urbano de Sorocaba conquistam 15% de aumento salarial e 16% nos benefícios

O mesmo índice para os motoristas do setor urbano de Sorocaba também valerá para os demais trabalhadores das funções de apoio nas empresas

Companheiras e companheiros, esta sexta-feira (20/5) foi mais um daqueles dias históricos da nossa categoria! Conquistamos 15% de aumento salarial e 16% nos benefícios! Esta é mais uma vitória da classe trabalhadora mobilizada e unida na defesa dos seus interesses.
O aumento salarial para os motoristas do setor urbano de Sorocaba será de 7,5% a partir de 1º de maio de 2022 (mês da nossa data base), e mais 7% a partir de 1º de novembro, totalizando 15% na aplicação de um índice sobre o outro. E o reajuste nos benefícios é de 16%.
O mesmo índice para os motoristas do setor urbano de Sorocaba também valerá para os trabalhadores das demais funções de apoio nas empresas.
Este resultado foi aprovado por unanimidade em duas assembleias realizadas pela categoria no Sindicato, pela manhã e à noite, com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras.
O presidente do Sindicato, Paulo Estausia, informa que este índice de 15% é o maior do Brasil no setor dos transportes até o momento. Esse porcentual repõe a inflação de 12,13%, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) referente ao acumulado nos últimos 12 meses, e o restante até os 15% é aumento real.
Paulo Estausia avalia que “esta foi uma das mais difíceis negociações da nossa história”. Ele acrescenta que essa conquista é de todos os companheiros e companheiras que, juntamente com o Sindicato, se empenham em participar das assembleias e demonstram extraordinária capacidade de organização e mobilização. “A nossa categoria está de parabéns”, acrescenta.
Com este resultado histórico, Paulo informa que está descartada a greve que foi aprovada pela categoria na quarta-feira (18/5) e que ocorreria na segunda-feira (23/5) pelo motivo de até então as empresas de ônibus não terem apresentado nenhuma proposta.
Paulo Estausia também é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores dos Transportes e Logística (CNTTL), vice-presidente da Federação Unitária de Transportes na América Latina e Caribe (FUTAC) e conselheiro deliberativo da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF).

Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região