Notícias

16-Mai-2019 15:28
CAMPANHA

Sindicato participa da campanha MAIO LILÁS do MPT

Com o tema CONHEÇA QUEM TE REPRESENTA, a campanha visa conscientizar sobre a importância da atuação sindical

2019, imprensa,
2019

O Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza desde o ano passado a campanha MAIO LILÁS, que neste ano tem como tema CONHEÇA QUEM TE REPRESENTA. A campanha tem como objetivo mostrar à sociedade a importância da atuação sindical, com foco nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, às férias remuneradas, à irredutibilidade salarial, entre outros importantes direitos que foram garantidos nas leis trabalhistas e nos acordos coletivos de trabalho das categorias por meio de muita luta sindical.

O mês de maio foi escolhido por causa do Dia Internacional do Trabalhador e a cor lilás é uma homenagem à luta das mulheres por melhores condições de trabalho. Alguns historiadores apontam que em 1857, em Nova Iorque (EUA), mais de cem mulheres foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso em uma fábrica de tecidos, elas reivindicavam salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

A atuação dos sindicatos é de extrema importância para o crescimento da economia e a proteção dos cidadãos brasileiros, pois uma boa sociedade é aquela que garante aos trabalhadores emprego decente, com boa remuneração e direitos que melhoram a qualidade de vida de toda uma família.

Neste momento da história brasileira, em que os sindicatos estão sendo atacados pelo atual governo federal, que é próximo a empresários e banqueiros, é extremamente importante a campanha do MPT de fortalecimento do movimento sindical.

A campanha ajuda a minar a intenção do governo de Jair Bolsonaro (PSL) de acabar com toda e qualquer organização que seja contrária as suas ideias e ideologias, pois o governo de Bolsonaro quer ter o caminho livre para promover a destruição total das proteções sociais e trabalhistas que, até o momento, estavam garantidas pela Constituição Federal e pelo conjunto das leis brasileiras.

Bolsonaro quer destruir a Educação, quer regredir ao tempo em que apenas os filhos dos ricos podiam fazer uma universidade, ter um diploma. A equipe de Bolsonaro quer acabar com a aposentadoria, deixando os trabalhadores desprotegidos em sua velhice e dependentes dos bancos. Bolsonaro não se preocupa com a vida do trabalhador, além de aumentar o uso de agrotóxicos cancerígenos nos alimentos que comemos, agora quer acabar com 90% das normas de segurança no trabalho.

Não é brincadeira o que esse governo está tramando contra os trabalhadores e toda a população brasileira. A situação é muito grave e irá impactar negativamente o futuro de todos nós.

Para impedir que as leis que protegem o trabalhador em todos os momentos de sua vida, da infância ao estudo, do trabalho à velhice, sejam destruídas, é preciso fortalecer os sindicatos, que são os instrumentos sociais capazes de mobilizar grande número de pessoas para protestarem contra o atual governo e sua ideologia que só favorece os mais ricos e prejudica toda a classe trabalhadora.

O Sindicato dos Rodoviários parabeniza o MPT pela iniciativa e participa da campanha MAIO LILÁS – CONHEÇA QUEM TE REPRESENTA.

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado