28-Jul-2020 10:21
SÃO ROQUE

Sindicato notifica de greve a empresa do transporte urbano de São Roque por corte do plano de saúde e atraso no pagamento do tíquete-refeição

Trabalhadores estão preparados para entrar em greve nos próximos dias

2020, imprensa,
2020

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região protocolou notificação de greve na Mirage Transportes, operadora do transporte urbano em São Roque, na manhã da segunda-feira (27), porque o plano de saúde da categoria foi cortado novamente e a empresa não efetuou o pagamento da parcela atrasada do tíquete-refeição previsto no acordo coletivo de trabalho da Medida Provisória 936/2020 (Lei 14.020 de 06 de julho de 2020).

Além desses problemas, o Sindicato apurou que a empresa está submetendo os trabalhadores que continuam em atividade a uma jornada de trabalho excessiva e que três trabalhadores foram inseridos de forma errônea na MP 936/2020, o Sindicato exige que a empresa antecipe o pagamento a esses funcionários.

Com o protocolo da notificação de greve, a empresa tem 72 horas para resolver os problemas. Caso isso não aconteça, os trabalhadores e trabalhadoras irão entrar em greve por tempo indeterminado.

“Nós não aceitamos que os trabalhadores fiquem sem plano de saúde em meio a pandemia. Este é o momento que eles mais precisam de proteção e a empresa está deixando todas as famílias dos trabalhadores sem amparo médico. Por isso pedimos a compreensão da população de São Roque. Se isso não for resolvido, iremos à greve por culpa exclusiva da empresa”, afirma o presidente interino do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região Adalberto de Souza Carvalho, Dadá.

O Sindicato dos Rodoviários protocolou comunicado de notificação de greve na Prefeitura Municipal de São Roque.

Pandemia

A frota de ônibus em operação no município de São Roque está reduzida por determinação do poder público e, desde junho, a empresa Mirage aderiu à Medida Provisória 936/2020, colocando 69 trabalhadores(as) em suspensão de contrato de salário e 2 trabalhadores(as) em redução de jornada e salarial. Apenas 17 trabalhadores(as) continuam com jornada integral de trabalho.

Após constatar aglomeração no interior dos ônibus, o Sindicato dos Rodoviários protocolou documento na empresa e na Prefeitura de São Roque solicitando o aumento da frota, a adoção da regra para transportar apenas passageiros sentados, com lotação de banco e ampliação da segurança aos trabalhadores(as) e à população. Nenhuma dessas reivindicações foi atendida pelo poder público.