Notícias

18-Jun-2020 15:58
SÃO ROQUE

Sindicato garante empregos e direitos aos trabalhadores no urbano de São Roque durante a pandemia

2020, imprensa,
Diretores Valdeildo (Caju), Jefferson e Evandro coordenam a assembleia com os trabalhadores(as) na Mirage

Os trabalhadores e trabalhadoras em transporte urbano de São Roque aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira (18) o acordo de trabalho para o período da pandemia do novo coronavírus. A empresa Mirage Transportes irá aderir à Medida Provisória 936/2020 e o Sindicato garantiu o pagamento de mais um benefício de R$ 300,00 para os trabalhadores(as) que irão continuar em operação e, consequentemente, mais expostos ao risco de contaminação.

A frota de ônibus em operação no município de São Roque está reduzida por determinação do poder público para conter a circulação de pessoas. Dessa forma, o acordo firmado pelo Sindicato dos Rodoviários com a empresa Mirage prevê que:

- 69 trabalhadores(as) terão seus contratos de trabalho temporariamente suspensos, conforme determina a MP 936. Neste caso, a empresa irá pagar 30% do salário e o governo irá pagar 70% do valor da parcela do Seguro Desemprego a que o trabalhador teria direito.

- 2 trabalhadores, sendo um motorista e um cobrador, terão a jornada reduzida em 50%. Neste caso, a empresa irá pagar 50% do salário e o governo irá pagar 50% do valor da parcela do Seguro Desemprego a que o trabalhador teria direito.

- 17 trabalhadores(as) permanecerão cumprindo jornada integral de trabalho. Neste caso, a empresa paga a integralidade do salário.

O Sindicato conseguiu que a empresa pague um benefício de R$ 300,00 a mais do que já está determinado no acordo coletivo de trabalho para os trabalhadores que continuarão em atividade.

Para todos os trabalhadores(as) que terão seus contratos suspensos, o Sindicato garantiu que a empresa continue a pagar o tíquete-refeição na integralidade, além de manter cesta básica e plano de saúde familiar.

O acordo firmado tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado automaticamente por mais 30 dias.

De acordo com a Medida Provisória 936/2020, todos os trabalhadores e trabalhadoras terão garantia de estabilidade no emprego pelo tempo que durar o acordo e mais o período equivalente após o término do acordo.

Nos últimos meses, a empresa Mirage Transportes estava atrasando o pagamento do plano de saúde, o que deixava os trabalhadores(as) em uma situação delicada. Neste momento, todos os pagamentos estão corretos.

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado