29-Jul-2020 12:50
EMPREGO

Sindicato dos Rodoviários integra Conselho do Trabalho de Sorocaba

Entidade foi incluída ao projeto por emenda do vereador Francisco França (PT)

2020, imprensa, Divulgação
Sessão na Câmara de Vereadores que aprovou o Conselho Municipal do TrabalhoDivulgação

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região terá um representante no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Comter). A criação do órgão colegiado foi aprovada em segunda discussão na Câmara Municipal de Vereadores de Sorocaba, na terça-feira (29) e a inclusão de um representante do Sindicato dos Rodoviários e do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região foi proposta pelo vereador Francisco França (PT).

O Conselho do Trabalho é um órgão colegiado, de caráter permanente, consultivo e deliberativo que tem como atribuição a elaboração de programas e projetos de geração de emprego e renda, qualificação e requalificação profissional, a realização de parcerias que potencializem os investimentos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a articulação com instituições públicas e privadas, acadêmicas e de pesquisa com o objetivo de aperfeiçoar suas ações.

“O número de desempregados no Brasil já estava muito alto e a pandemia do coronavírus piorou ainda mais a situação, o que ampliou sobremaneira a responsabilidade do poder público e da sociedade civil organizada de criar mecanismos que contribuam para diminuir o desemprego e frear o aumento da pobreza em nossa sociedade. O Conselho do Trabalho de Sorocaba tem muitos desafios a enfrentar e nós dos transportes iremos dar a nossa contribuição para a melhora do nível de emprego na cidade”, explica o presidente interino do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região Adalberto de Souza Carvalho, Dadá.

O projeto de lei 71/2020, que cria o Conselho do Trabalho, foi proposta pelo Poder Executivo e não contava com a participação do Sindicato dos Rodoviários e dos Metalúrgicos. A ação do vereador e vice-presidente licenciado do Sindicato dos Rodoviários Francisco França (PT) em propor por emenda a inclusão das duas entidades foi essencial para ampliar a representação dos trabalhadores no Comter.

"A participação de representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da indústria e do transporte é muito importante em um órgão que terá como principal incumbência discutir projetos e planos para a geração de emprego e renda na cidade de Sorocaba e construir parcerias para potencializar e realizar essas ações", afirma França. "São categorias que não poderiam estar de fora desse colegiado".

Os vereadores também aprovaram a criação do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (Fumter) como instrumento de captação e aplicação de recursos destinados às políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego, renda, e, à qualificação e requalificação profissional.

Agora o projeto aprovado pelos vereadores precisa da sanção da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) para entrar em vigor.