02-Jun-2020 17:34 - Atualizado em 02/06/2020 18:11
SOROCABA

Sindicato convoca trabalhadores no urbano de Sorocaba para assembleia nesta quarta, 03

2020, imprensa,
2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os trabalhadores e trabalhadoras em transporte urbano de Sorocaba enfrentam também alterações no sistema de transporte que podem resultar em demissões e perda de direitos. Para debater com a categoria o caminho a seguir diante desse quadro, o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região convoca os trabalhadores(as) no urbano de Sorocaba para assembleia nesta quarta-feira (03), às 10h e às 16h, em frente à sede da entidade, na rua Capitão Augusto Franco, 159, próximo ao terminal de ônibus São Paulo.

Entre as mudanças que ocorrerão no sistema de transporte no próximo semestre está a possível saída da empresa STU (Sorocaba Transportes Urbanos), que opera 50% do sistema de transporte na cidade e o contrato emergencial termina nos primeiros dias de agosto. Caso o poder público não renove o contrato, a empresa pode deixar de operar na cidade e a categoria terá que lutar para manter o emprego dos cerca de 800 funcionários da STU na empresa que assumirá o seu lugar.

A entrada em operação do BRT, prevista pelo poder público para setembro, é outra mudança na estrutura do sistema que irá impactar na categoria e pode levar a mais demissões.

Além dessas questões, o Sindicato quer debater com a categoria a possibilidade de substituição do PTS (prêmio por tempo de serviço) por outro benefício.

“Estamos em um momento muito difícil e pedimos que todos os trabalhadores e trabalhadoras no urbano de Sorocaba compareçam à assembleia para podermos definir nosso plano de luta para preservar direitos e empregos”, convoca o presidente do Sindicato dos Rodoviários Paulo João Estausia.