04-Abr-2018 18:07 - Atualizado em 11/04/2018 13:37
FRETAMENTO

Sindicato acaba com descontos irregulares praticadas pela Calvip

Os trabalhadores na empresa de fretamento na região de Itapetininga estavam preparados para iniciar greve

2018, imprensa,
Trabalhadores participam de assembleia com o Sindicato

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região esteve reunido no dia 29 de março com a direção da empresa de fretamento Calvip, que opera na região de Itapetininga, e resolveu os problemas denunciados pelos trabalhadores de descontos irregularidades nos salários. A categoria estava preparada para iniciar greve caso a empresa continuasse a descumprir os direitos dos trabalhadores.

Na reunião, a empresa comprometeu-se a cumprir na íntegra o acordo coletivo de trabalho da categoria, cessar os descontos irregulares referentes ao plano de saúde, ao seguro de vida e a avarias, pagar corretamente o tíquete-refeição e oferecer o convênio odontológico.

A partir deste mês de abril, os trabalhadores terão descontado de seu holerite apenas R$ 10,00 referente ao plano de saúde familiar e não mais os R$ 90,00 que a empresa estava descontando. A empresa também não mais descontará do trabalhador qualquer quantia referente ao seguro de vida.

Em relação ao tíquete-refeição que a empresa estava descontando os dias de folga, a Calvip irá pagar corretamente o valor de R$ 510,00 por mês.

Sobre batidas e avarias, a empresa é obrigada a abrir boletim de ocorrência no caso de batida e só poderá descontar do trabalhador após o término do processo apontar a culpa do funcionário. Nesse caso, a empresa terá que apresentar ao trabalhador as notas fiscais com o valor correto do conserto para poder efetuar o desconto no holerite. Em relação a peças quebradas por uso, a empresa é proibida de descontar do trabalhador.

A partir deste mês de abril, todos os trabalhadores terão a cobertura do convênio odontológico, sendo descontado apenas R$ 10,00 do salário do trabalhador.

Em relação à denúncia sobre não pagamento de adicional noturno, a Calvip apresentou ao Sindicato os holerites dos trabalhadores comprovando o pagamento do adicional.

O Sindicato pede aos trabalhadores da Calvip que entrem em contato caso a empresa volte a fazer descontos abusivos ou praticar qualquer tipo de irregularidade.