24-Mai-2018 17:52 - Atualizado em 25/05/2018 08:28
GREVE DOS CAMINHONEIROS

Ônibus em Sorocaba funcionarão apenas em horários de pico nesta sexta, 25, devido à greve dos caminhoneiros

Empresas da região irão funcionar parcialmente e algumas não irão operar

2018, imprensa, Foguinho/SMETAL
Transporte urbano de Sorocaba funciona em horário de pico na sexta, 25Foguinho/SMETAL

Em nota encaminhada à imprensa, a Urbes - Trânsito e Transportes informou que, em razão da falta de combustível ocasionada pela greve nacional dos caminhoneiros contra o aumento do diesel, o transporte urbano em Sorocaba irá funcionar nesta sexta-feira, 25, apenas em horários de pico, das 5h às 8h e das 17h às 19h.

A decisão foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira, 24, entre a Urbes e as empresas CONSOR e STU, que operam os ônibus do transporte urbano.

De acordo com a Urbes, em razão dessa medida, os terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP) vão ser fechados nesta sexta-feira nos horários que os ônibus não circularem, assim como a bilheteria. Ou seja, das 8h às 17h e após às 19h.

A situação da operação do transporte coletivo para o fim de semana (26 e 27) não está definida, já que a mobilização nacional continua e as garagens da CONSOR e da STU não foram reabastecidas com combustível até o momento. Nesta sexta-feira, um novo comunicado será emitido.

Os usuários do transporte público deverão ficar atentos aos canais oficiais de comunicação do município e quaisquer dúvidas devem entrar em contato pelo telefone 118.

O Transporte Especial vai operar parcialmente nesta sexta-feira, em razão da suspensão das atividades de algumas instituições frequentadas pelos usuários, porém todos os agendamentos feitos serão atendidos.

Urbano de Itapeva roda só até sexta

A Prefeitura Municipal de Itapeva também enviou comunicado à imprensa informando que a empresa Jundiá, que opera o transporte urbano, só irá colocar ônibus nas ruas nesta sexta-feira, 25, paralisando as atividades a partir do sábado, 26.

Urbano e intermunicipal de Votorantim funcionam parcialmente

O grupo Auto-Ônibus São João emitiu comunicada na quarta-feira, 22, informando que o transporte público de Votorantim e das demais cidades atendidas pelo Grupo seria afetado e estaria funcionando em esquema de racionamento dos ônibus, sendo priorizado o atendimento nos horários de pico, das 6h às 8h30min e das 16h30min às 19h, e nos principais corredores que ligam o Centro aos bairros de Votorantim.

Região de São Roque

A empresa Jundiá, que opera o transporte nos municípios de Mairinque e Alumínio, também não irá rodar nesta sexta-feira, 25. A Viação São Roque, que opera o transporte urbano em São Roque e o intermunicipal entre o município de São Roque e Alumínio, Cotia e Ibiúna irá funcionar com 50% da frota. Já a empresa de transporte intermunicipal Piracicabana, que opera linhas entre São Roque e os municípios de Cotia, Itapevi e Araçariguama, irá rodar com 70% da frota.

Rápido Luxo Campinas não roda

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região foi informado que a empresa Rápido Luxo Campinas, que opera linhas intermunicipais entre Sorocaba e os municípios de São Roque, Mairinque, Itu e Araçoiaba da Serra, não irá rodar nesta sexta-feira, 25.

Essas são as informações recebidas pelo Sindicato dos Rodoviários até o momento. Todas as empresas estão paralisando as atividades por causa da greve nacional dos transportadores de cargas em protesto contra os aumentos abusivos no preço do diesel. A greve já está em seu quarto dia e não tem previsão de término. O Sindicato está acompanhando para que os trabalhadores em transportes tenham os seus direitos preservados, visto que a paralisação é por um fator empresarial e não trabalhista.