Notícias

06-Nov-2019 15:29
SAÚDE

Novembro Azul: Homens, procurem um médico!

Sindicato chama atenção para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e para os cuidados em geral com a saúde do homem

2019, imprensa, CUT-RS
Campanha Novembro AzulCUT-RS

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região orienta os trabalhadores em transportes a procurarem um médico para fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata. Neste mês é realizado no Brasil a campanha “Novembro Azul”, que chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e a necessidade dos homens cuidarem da saúde de forma geral.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.

Para fazer o diagnóstico do câncer de próstata, o trabalhador deve procurar um médico urologista. É importante informar se já ocorreram casos desse tipo de câncer na família.

A SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) recomenda que os homens a partir da puberdade devem procurar um profissional especializado, para avaliação individualizada. O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

Além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas como seu crescimento benigno, que atinge cerca de 50% dos homens acima de 50 anos, gerando dificuldade de micção, e a prostatite, que é a inflamação da glândula.

 

Cuidados com a saúde

Uma pesquisa realizada pela revista Saúde e o Instituto Lado a Lado pela Vida em agosto, com 2.405 homens, mostrou que 59% deles não costumam ir ao urologista. Entre os homens acima de 50 anos atendidos pela rede privada ou planos de saúde, 89% disseram já ter feito o PSA e 65% o exame de toque. Entre os atendidos pelo SUS, 45% nunca foram submetidos ao toque retal e 16% não fizeram o exame de PSA.

 

Diagnóstico

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada.

O diagnóstico do câncer de próstata é feito exclusivamente através da biópsia da próstata. Para indicar corretamente a biópsia, o urologista precisa levar em consideração vários fatores, dentre eles o toque retal.

 

Fabiana Caramez, informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Deixe seu Recado