Notícias

19-Nov-2019 18:18
MENTIRA

#FAKENEWS! Mudança na pontuação da CNH e desconto de 80% no IPVA são notícias falsas

Informações falsas estão circulando nas redes sociais e confundindo a categoria. Atenção!

Notícias falsas relacionadas ao transporte estão circulando intensivamente nas redes sociais da categoria. Infelizmente, desde a campanha eleitoral foi instalada no Brasil uma rede de fakenews (notícias falsas) ligada à família de Jair Bolsonaro e financiada pelos grandes empresários e banqueiros. O objetivo dessa rede de notícias falsas é ocultar a verdade da população e deixar todo mundo entretido com bobeiras e mentiras enquanto o governo retira mais e mais direitos da classe trabalhadora e de toda a população. As notícias falsas sempre têm duas características marcantes: ou beneficiam os Bolsonaro, ou demonizam quem faz oposição a eles.

É FALSO QUE CNH VALE POR 10 ANOS E A PONTUAÇÃO PASSOU PARA 40

https://www.boatos.org/brasil/validade-cnh-passou-10-anos-pontuacao-40.html

O governo tem proposta para mudar as regras de validade da CNH e de aumentar a pontuação para a perda da carteira de motorista. Porém, o projeto de lei ainda está tramitando no Congresso Nacional e nada foi aprovado.

 

É FALSO QUE O GOVERNO DEU DESCONTO DE 80% NO IPVA

https://www.boatos.org/tecnologia/governo-desconto-80-ipva-2020-programa-ipva-cidadao-whatsapp.html

Não existe o programa IPVA Cidadão. IPVA é um imposto estadual e não tem como o governo federal interferir no seu valor. A página para a qual o link que vem nessa notícia falsa leva é uma página falsa, que tem como objetivo roubar os seus dados para continuar a te enviar informações mentirosas. Essas páginas também podem passar vírus que roubam dados bancários. Alerta!

 

Para ajudar os trabalhadores em transportes a não caírem nessas armadilhas das fakenews (notícias falsas), o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região traz os links de páginas especializadas em detectar fakenews (notícias falsas). Use sempre! Segue a relação:

https://www.boatos.org/

http://www.e-farsas.com/

https://projetocomprova.com.br/

https://aosfatos.org/

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/

http://nilc-fakenews.herokuapp.com/

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado