Notícias

16-Jun-2021 09:32
Distância entre ricos e pobres

Estudo apura agravamento da desigualdade no Brasil durante a pandemia

O estudo também mostra que a renda individual do trabalhador caiu 10,89% no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano passado

A diferença que separa ricos e pobres ficou ainda pior durante a pandemia. Houve piora nas condições socioeconômicas do Brasil. Quem aponta esses dados dramáticos é a pesquisa “Bem-Estar Trabalhista, Felicidade e Pandemia”, divulgada segunda-feira (14) pelo Centro de Estudos FGV Social. O levantamento considera estatísticas desde 2012.
O salto na desigualdade social leva em conta um índice chamado Gini. Na escala de Gini, zero significa igualdade de renda. Quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade. Uma alta nesse índice indica piora nas condições socioeconômicas e foi isso o que aconteceu no primeiro trimestre de 2021, comparado a igual período de 2020.
No primeiro trimestre de 2020, começo da pandemia, o índice estava em 0,642. No primeiro trimestre de 2021, subiu para 0,674, o maior nível da série analisada.
O estudo também mostra que a renda individual do trabalhador caiu 10,89% no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano passado. Entre os mais pobres, a baixa foi ainda maior, de 20,81%. A renda média no país ficou abaixo de R$ 1.000 pela primeira vez em 10 anos.
Os organizadores do estudo avaliam que a melhora da situação depende do combate à pandemia. Isso significa que o avanço da vacina contra a Covid-19 é peça necessária para permitir a retomada das atividades econômicas e volta ao trabalho. A vacina é fundamental para a recuperação da normalidade no Brasil.
Esse estudo, elaborado por uma conceituada instituição de pesquisa do país, é um tapa na cara dos negacionistas liderados pelo presidente Jair Bolsonaro. O presidente boicotou as vacinas, pregou tratamento precoce sem validade e ainda promove aglomerações e combate o uso de máscaras.

Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região
Deixe seu Recado