30-Jun-2020 14:46 - Atualizado em 30/06/2020 14:59
GREVE NACIONAL

Entregadores de aplicativos fazem paralisação nacional na próxima quarta, 1º de julho

Entregadores solicitam que usuários boicotem as empresas nesse dia. Sindicato dos Rodoviários orienta categoria a apoiar a luta por melhores condições de trabalho

2020, imprensa, DIVULGAÇÃO
.DIVULGAÇÃO

Os trabalhadores em aplicativos de entrega estão iniciando uma luta por melhores condições de trabalho, aumento na remuneração das corridas e taxa mínima e a suspensão de bloqueios e desligamentos arbitrários realizados frequentemente pelas empresas, como Rappi, Ifood, Loggi e UberEats. Na próxima quarta-feira, 1º de julho, os entregadores irão realizar uma paralisação nacional e estão pedindo a ajuda da população nessa luta.

Os entregadores estão trabalhando mais horas por causa da pandemia do novo coronavírus e o custo com equipamentos e materiais de proteção à contaminação estão pesando mais no bolso. Segundo explica um entregador que se identifica como Mineiro e é um dos organizadores da greve, na lista de reivindicações dos trabalhadores estão a interrupção imediata dos bloqueios e desligamentos sem justificativas, medidas protetivas contra roubos e acidentes, taxa mínima de R$2 por quilômetro percorrido e auxílios lanche, oficina e borracharia.

“Nem todos os dias temos o que comer. (sic) Nem todo dia temos dinheiro pra sair de casa. Tem vez que deixamos de comer para abastecer”, declara o entregador da zona Sul de São Paulo, que há 3 anos atua com aplicativos.

Apoio

Segundo o entregador Mineiro, a estimativa é de que 98% dos entregadores integrem a paralisação da próxima semana. Mas, ainda assim, ele ressalta que o apoio da população é essencial.

“O pessoal tem que aderir porque ao não fazer o pedido, eles nos ajudam. Não terá muito pedido no dia e os motoboys não farão as entregas. Estamos pedindo o apoio de todo mundo. Nossa reivindicação de sempre vai ser essa: Mais respeito com os motoboys e pedir aos usuários dos apps que nos dias não façam pedidos.”

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região apoia a luta dos trabalhadores em aplicativos de entrega e convoca a categoria a boicotar esses aplicativos no dia 1º de julho.

Confira as dicas dos motoboys:

1) Não peça comida pelos aplicativos

Os trabalhadores indicam que os usuários aproveitem o dia de paralisação para cozinhar e priorizar a comida caseira. De acordo com eles, as empresas costumam liberar cupons de desconto nos dias de mobilizações, com o objetivo de enfraquecê-las.

A campanha pede que no dia 1º de junho, as pessoas cozinhem sua própria comida e compartilhem uma foto com a #ApoioBrequedosApps. Se for mesmo necessário, a orientação é que a refeição seja comprada direto no restaurante escolhido.

2) Avalie os apps negativamente

A segunda forma de ajudar a mobilização é acessar as lojas de aplicativos do seu smartphone, como Google Play e Apple Store, e avaliar as apps das empresas de delivery com a menor nota possível. Os entregadores também sugerem postagem de comentários em apoio à paralisação nas lojas de apps para chamar atenção de outros usuários.

3) Ajude na divulgação

Os motoboys apontam que um outro modo essencial para ajudá-los é compartilhar materiais sobre a paralisação o máximo possível.

2020, imprensa, DIVULGAÇÃO
.DIVULGAÇÃO