23-Abr-2018 17:50 - Atualizado em 23/04/2018 18:07
BRASÍLIA

Começa nesta quarta (25) 2º Congresso Nacional da CNTTL/CUT

Cerca de 130 delegados e delegadas de oito modais de transportes de todo o país vão aprovar um Plano de Ação e também elegerão a próxima Direção da Confederação

2018, imprensa,
2018

Com o slogan “Juntos na mesma direção” começa nesta quarta-feira (25) o 2º Congresso Nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística da CUT (CNTTL). O evento será realizado na sede Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), em Brasília. A abertura acontecerá na noite de quarta-feira e o evento termina na sexta-feira.

Participarão cerca de 130 delegados e delegadas dos modais aéreo, portuário, rodoviário, viário, taxistas, moto-táxi, ferroviário e metroviário da base da Confederação em todo o país. Os trabalhadores em transportes vão debater  um Plano de Ação para continuar defendendo a democracia, os direitos, os empregos, os salários e as aposentadorias e resistir contra as medidas de retrocesso (Reformas Trabalhista, Previdência, o Trabalho Intermitente, Terceirização sem limites, as Privatizações, entre outros ataques aos direitos) do governo ilegítimo de Michel Temer.

“Para facilitar a organização e a mobilização imediata, precisamos ter uma Confederação que tenha condições de desafiar governos, empresários e todos aqueles que tentarem mexer nos nossos direitos.  Vamos aprofundar esse debate no nosso Congresso. O enfrentamento contra os ataques aos nossos direitos será intenso. É da unidade e conscientização que vem a nossa força e vamos neste 2º Congresso envolver cada vez mais todos os nossos modais nas lutas”, destaca o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o Paulinho.

Realizado a cada três anos, o Congresso é o Fórum máximo deliberativo da entidade que reunirá delegados natos, ou seja, dirigentes da Confederação, representantes dos trabalhadores em transportes na CUT Nacional e delegados eleitos pelas Federações e sindicatos filiados à entidade.

Unidade da luta

Nesse Congresso será celebrada a unidade na luta entre a CNTTL/CUT e os modais de transportes da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).  A relação com a CTB vem sendo construída há anos na luta, nas greves, protestos e mobilizações. No nordeste, por exemplo, os militantes da CUT e da CTB dos transportes construíram a Federação Nordeste, unificando as lutas, diminuindo as disputas entre as duas centrais. “Essa unidade só nos enche de orgulho. Teremos um salto de qualidade na organização, levando a outro patamar as lutas e conquistas que buscaremos de forma conjunta para nossa classe”, destaca Paulinho.

Programação

Durante os três dias, os dirigentes debaterão temas como: conjuntura e Desafios da Classe Trabalhadora Brasileira e os trabalhadores em transportes e o mundo do Trabalho. Também aprovarão um Plano de Ação e elegerão a próxima Direção que comandará a CNTTL até 2022.

Programação do dia 25/04

-> Das 17:00 às 20:00 - Credenciamento
-> 19:00 - Abertura

Em breve, o Portal da CNTTL divulgará a programação completa.

a & Marketing

Viviane Barbosa e Vanessa Barboza, da Redação CNTTL