20-Mar-2019 10:35
MUNDO

CNTTL participa de reuniões para fortalecer representação dos trabalhadores em transportes em nível mundial

Confederação se reuniu com membros da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) e WFTU (Federação Sindical Mundial)

2019, imprensa, CNTTL
Presidente Paulinho (na ponta à direita), Litti (ao lado de Paulinho) com membros da WFTU e ITFCNTTL

A CNTTL, representada pelo presidente Paulo João Eustasia, o Paulinho, participou nos dias 14 e 15 de março, na capital paulista , de duas importantes reuniões com os membros da Federação Sindical Mundial (WFTU – World Federation of Trade Unions) e da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes).

No dia 15 foi debatido com os representantes da ITF a filiação da CNTTL à entidade.Também participou da reunião o presidente da  Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC/CUT) e do Comitê Regional da Aviação Civil da América do Sul e Caribe da ITF Américas, Sergio Dias.

Hoje, a ITF  tem 248 sindicatos e federações filiados nos setores marítimo, portuário, aviação civil, ferroviário, transporte rodoviário e urbano, pesca, turismo e navegação fluvial que estão localizados em 115 países do mundo (Europa, Norte América, Ásia Pacífico, América Latina e Caribe, Mundo Árabe e África). Cerca de 2,1 milhões de trabalhadores são filiados aos sindicatos. Nos últimos 10 anos, a região da América Latina registrou um aumento de 72% de representação de trabalhadores, considerado o maior crescimento da ITF no mundo inteiro.

O presidente da CNTTL, Paulinho, ressaltou no encontro que o ramo dos transportes é um dos mais organizados dentro da CUT e da CTB. "A Confederação representa hoje os trabalhadores e trabalhadoras em transportes nos modais: viário, aéreo, rodoviário, portuário/marítimo, mototaxista, metroviário, ferroviário, cargas e logística e os trabalhadores autônomos (caminhoneiros), totalizando aproximadamente seis milhões de trabalhadores no Brasil. Será um orgulho fazer parte dessa renomada entidade sindical internacional", conta.

Encontro com a FSM

Já no dia 14, Paulinho e Carlos Alberto Litti Dahmer, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Ijuí, Rio Grande do Sul (SINDITAC-IJUI-RS), se reuniram com o presidente da WFTU – World Federation of Trade Unions (Federação Sindical Mundial),  Edgar Luís Sarango. No encontro foi discutida a realização de um Seminário dos Trabalhadores em Transportes no Brasil, previsto pra outubro.

A WFTU  é uma organização sindical internacional fundada em 1945, em Paris. Participam 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando cerca de 67 milhões de trabalhadores. Atualmente, sua sede situa-se em Atenas, Grécia.

Por ser a organização sindical internacional mais antiga, a entidade possui um importante histórico de lutas contra as políticas patronais que, junto aos governos de direita, promovem todo tipo de ataque aos direitos trabalhistas.

Original: https://cnttl.org.br/noticia/9146/cnttl-participa-de-reunioes-para-fortalecer-representacao-dos-trabalhadores-em-transportes-em-nivel-
Siga-nos no Facebook: facebook.com/cnttloficial
Assessoria de Imprensa: Mídia Consulte Comunicação Criativa & Marketing