30-Jan-2020 18:40
DATA-BASE 2020

Aumento real e reajuste em direitos são as principais reivindicações da campanha salarial dos motoristas e coletores na CSA

Pauta de reivindicações foi aprovada em assembleias realizadas nesta quinta-feira, 30

2020, imprensa, Fabiana Caramez
Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações em assembleia realizada na manhã do dia 30/01Fabiana Caramez

Os motoristas, pessoal da manutenção e coletores na empresa de coleta de resíduos sólidos Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) irão lutar para conquistar na campanha salarial deste ano aumento real nos salários, adequação de benefícios e reajuste nos direitos econômicos. A data-base deles é 1º de março e a pauta de reivindicações que será apresentada à empresa foi aprovada nesta quinta-feira, 30, em assembleias que aconteceram às 7h e às 17h, na garagem da empresa, na região do Além Ponte.

O índice de inflação escolhido para reajustar os salários é o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), medido pela Fundação Getúlio Vargas, do período de 1º de março de 2019 a 29 de fevereiro de 2020. Hoje, o acumulado de 12 meses está em 7,81%. Os trabalhadores também reivindicam aumento real de 1,79%.

“Todos nós estamos sentindo a alta da inflação no supermercado, na farmácia, no posto de combustível, no açougue. Portanto, nada mais justo que os trabalhadores tenham os seus salários reajustados por um índice de inflação que está mais próximo do que é vivenciado. Tudo está subindo absurdamente! Os salários também precisam ter um bom reajuste para que os trabalhadores tenham condições de continuar a sustentar sua família”, explica o secretário geral do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região Gileno dos Santos.

As duas categorias também reivindicam que o pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) seja realizado no retorno das férias – hoje é pago no mês de setembro -, aumento no valor do vale refeição para R$ 33,00 por dia, ampliação para pagamento de 30 dias e não apenas de 25 como é hoje e pagamento de vale refeição nas férias. Os trabalhadores também pedem prêmio por assiduidade no valor de R$ 270,00 e o fornecimento gratuito de plano odontológico.

2020, imprensa, Diretoria
Assembleia da tarde aprova pauta de reivindicaçõesDiretoria

União de forças

Assim como aconteceu nos últimos anos, o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade, que representam os coletores, estarão juntos na mesa de negociação da campanha salarial para defender diante da empresa as reivindicações dos trabalhadores.

A CSA tem a concessão para operar a coleta de resíduos sólidos em Sorocaba e possui aproximadamente 420 funcionários, sendo desses 60 trabalhadores em transportes (motoristas e manutenção).