11-Set-2019 16:45
DATA-BASE 2019

Após Sindicato notificar de greve, empresa do urbano de Araçoiaba paga atrasados e aumento salarial

Trabalhadores devem ficar atentos e denunciar caso a empresa não cumpra o acordado

2019, imprensa, Diretoria
Assembleia com trabalhadores na empresa Santa FéDiretoria

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região precisou protocolar notificação de greve para a empresa Santa Fé assinar acordo comprometendo-se a regularizar o pagamento dos benefícios que estão em atraso e a conceder aumento salarial de 5,83% retroativo a 1º de maio, data-base da categoria.

O acordo assinado pela Santa Fé, em reunião com o Sindicato realizada no dia 9 de setembro, determina que:

- As diferenças salariais referentes ao aumento salarial de 5,83% retroativo a maio sejam pagas em três parcelas iguais, juntamente com os salários de outubro, novembro e dezembro.

- Reajuste no valor do tíquete-refeição para R$ 23,00 por dia, ou R$ 690,00 por mês, a partir de janeiro de 2020. Os trabalhadores têm direito a receber 30 tíquetes a cada mês.

- Pagamento do tíquete-refeição deste mês de setembro, que está atrasado, no próximo dia 15, próximo domingo.

- Pagamento da primeira parcela de R$ 850,00 da participação nos lucros e resultados (PLR), que também está em atraso, da seguinte forma: quatro trabalhadores no dia 20 de setembro, quatro trabalhadores no dia 27 de setembro, quatro trabalhadores no dia 4 de outubro e os outros três trabalhadores no dia 11 de outubro. Empresa deve seguir ordem alfabética para efetuar os pagamentos. A segunda parcela da PLR será paga em abril de 2020.

Sobre o FGTS atrasado, a empresa Santa Fé ficou de negociar com a empresa Piracema e retornar com a resposta ao Sindicato.

O Sindicato garantiu a manutenção de todas as demais cláusulas do acordo coletivo de trabalho como cesta básica, plano de saúde e odontológico familiar, entre outros importantes direitos.

Os trabalhadores em transportes devem entrar em contato com o Sindicato caso a empresa não cumpra com o acordo assinado.