28-Mai-2019 12:34
REGIÃO

Após protesto dos trabalhadores, empresa Santa Fé em Araçoiaba regulariza pagamento de direitos

Sindicato está acompanhando o cumprimento do acordado

2019, imprensa,
2019

No dia 13 de maio, os trabalhadores das linhas de transporte urbano em Araçoiaba da Serra realizaram um protesto contra a falta de pagamento de participação nos lucros e resultados (PLR) e tíquete-refeição, recolhimento de FGTS e INSS e fornecimento de uniformes conforme determina o acordo coletivo de trabalho da categoria.

Após o protesto, a empresa Santa Fé, responsável pela operação dessas linhas, aceitou abrir negociação com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e, no dia 15 de maio, assinou um acordo no qual reconhece que estava em atraso com o pagamento dos direitos e compromete-se a seguir um cronograma de pagamento dos atrasados.

Segundo o acordado, toda segunda-feira das próximas semanas a empresa irá pagar a PLR atrasada a quatro trabalhadores, sendo assim até finalizar o pagamento a todos os seus funcionários. A empresa irá seguir a ordem alfabética para realizar os pagamentos e o Sindicato conferiu que os primeiros trabalhadores já receberam a PLR no dia 20 e no dia 27 de maio.

A Santa Fé se comprometeu a realizar o pagamento do tíquete-refeição no quinto dia útil de cada mês, sendo que o tíquete de maio também foi depositado no dia 20.

O Sindicato aceitou dar um prazo de 90 dias para a empresa fornecer aos trabalhadores os uniformes conforme determina o acordo coletivo, ou seja, duas calças e três camisas aos motoristas e três sobretudos aos mecânicos.

EM DISCUSSÃO

Sobre os atrasos no recolhimento de FGTS e do INSS, o Sindicato irá agendar uma nova reunião para a empresa apresentar a solução desse problema.

A empresa de ônibus Santa Fé possui cerca de 15 trabalhadores que operam as linhas urbanas em Araçoiaba da Serra.