04-Dez-2018 10:11 - Atualizado em 04/12/2018 10:55
FORMATURA

Alunos do Espaço Cultural apresentam conhecimentos adquiridos em formatura

Cerimônia aconteceu no dia 30 de novembro, no salão de festas do Pesqueiro Vitória

2018, imprensa, Fabiana Caramez
Formandos 2018 do curso de Libras do Espaço Cultural dos Rodoviários de SorocabaFabiana Caramez

Na última sexta-feira, dia 30, mais de 200 alunos do Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região receberam o certificado de conclusão dos cursos de inglês, português para concursos e vestibular, libras, fotografia, violão, teatro e danças urbanas. A cerimônia aconteceu no salão de festas do Pesqueiro Vitória e contou com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Sorocaba Dr. Juliano Alexandre Ferreira.

Formaram-se nas turmas de 2018 trabalhadores em transportes e seus dependentes – filhos e cônjuge – e crianças e adolescentes em vulnerabilidade social atendidas pelas entidades assistenciais Lar Casa Bela, Casa Nova Vida, Casa Nossa Senhora das Graças, Pastoral do Menor e Bethel Casas Lares. A ação social promovida pelo Sindicato é fruto de um acordo firmado com o MPT.

Durante a cerimônia os presentes puderam assistir um pouco do que os alunos aprenderam ao longo deste ano de curso. Os formandos apresentaram atos de teatro e de dança, cantaram música em inglês e canções acompanhadas pelos alunos do curso de violão, interpretaram músicas na linguagem de sinal (libras), recitaram poema e apresentaram as fotografias tiradas durante as aulas.

O procurador dr. Juliano acompanhou todas as apresentações e parabenizou os professores que ministraram os cursos pela dedicação e os alunos pelo empenho. “Vocês certamente, no dia a dia, tiveram uma experiência muito gratificante nos cursos, nas atividades lúdicas e nas atividades de aprendizado. Levem isso para a vida de vocês e coloquem em prática o que aprenderam aqui. Mais uma vez parabenizo a todos e que vocês sejam muito felizes na profissão que escolherem no futuro”, afirmou o procurador do Trabalho.

2018, imprensa, Fabiana Caramez
Dr. Juliano entrega o certificado de conclusão de curso para a aluna VitóriaFabiana Caramez

Dr. Juliano também falou da importância dos sindicatos para o equilíbrio na relação capital x trabalho. “Cada um de vocês que estão se formando irão adentrar ao mercado de trabalho e é importante vocês terem em mente que cada um dos direitos que vocês receberem como férias, 13º salário e fundo de garantia, que todos esses direitos são oriundos de muita luta, muito suor e muito sangue. E a luta se dá através dos sindicatos”, ressaltou o dr. Juliano.

“Se o trabalhador for pleitear qualquer direito perante o empregador será muito difícil conquistar, porque o trabalhador estará em uma situação econômica desfavorável. Os sindicatos veem exatamente para despersonalizar, para que o trabalhador não tenha que ficar frente a frente com o empregador, pois ele sozinho não irá conseguir negociar em situação de igualdade. Já os sindicatos conseguem essa situação de igualdade para negociar com os empregadores”, completou o procurador do MPT dr. Juliano.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários Paulo João Estausia ressaltou a satisfação em ver tantos formandos. “A luta em defesa da categoria trouxe reconhecimento e confiança à nossa entidade sindical. Essa união com os trabalhadores nos permitiu criar espaços de lazer e de aquisição de conhecimento, como o Espaço Cultural. Por isso, é com muita satisfação que vemos companheiros da categoria e seus familiares se formando nos cursos por nós ministrados. Também quero agradecer ao Ministério Público, na figura do dr. Juliano, que nos possibilitou atender a essas crianças e adolescentes que tanto nos orgulha”, afirmou Paulinho.

2018, imprensa, Fabiana Caramez
Presidente do Sindicato Paulo João Estausia na formatura do Espaço CulturalFabiana Caramez

Francisco França, vice-presidente do Sindicato, falou de a importância dos sindicatos estarem próximos da sociedade. “Nosso Sindicato é conhecido pela sociedade pelas greves que realizamos, mas não fazemos apenas isso. Este projeto de educação é uma comprovação de que as entidades sindicais podem e devem estar próximas da sociedade, auxiliando e construindo uma melhoria na qualidade de vida de todos”, disse França.

O tesoureiro do Sindicato, Antônio Sérgio Silvana de Moraes, parabenizou os participantes. “Parabéns aos professores que se dedicaram a passar conhecimentos aos nossos alunos e parabéns a todos os formandos pela conquista dessa aprendizagem.”

Adalberto de Souza Carvalho, o primeiro secretário do Sindicato que acompanhou a implementação dos cursos no Espaço Cultural falou da realização que é ver os frutos positivos. “É muito bom ver o resultado positivo daquilo que a gente trabalha e acredita. Nosso lema sempre será ‘quem luta também educa’”, finalizou Dadá.

Inscrições para cursos em 2019

O Espaço Cultural dos Rodoviários está com as inscrições abertas para os cursos de inglês, português para concursos e vestibular, libras, fotografia, violão, teatro, danças urbanas, pilates, auxiliar de logística e assistente administrativo. As inscrições podem ser feitas de 1º a 18 de dezembro, no Espaço Cultural que fica na rua Capitão Manoel Januário, nº. 233, próximo ao Sindicato dos Rodoviários. Os interessados têm que apresentar documento de identidade com foto, os trabalhadores sindicalizados e seus dependentes devem apresentar a carteirinha de sócio também.

Os cursos são abertos à toda a população. Sócios do Sindicato dos Rodoviários e seus dependentes pagam uma taxa simbólica mensal de R$ 10,00 por curso. Não sócios pagam uma taxa mensal de R$ 50,00 por curso.

Os interessados em praticar artes marciais e capoeira podem se inscrever em qualquer período do ano. A taxa para sócios e dependentes é a mesma. O valor para não sócios é acertado diretamente com os professores.

O Sindicato dos Rodoviários também dará continuidade ao projeto social em 2019, atendendo novas crianças e adolescentes em situação de risco e acolhendo os que se formara neste ano e tiverem interesse em dar continuidade ao aprendizado.