Notícias

29-Out-2019 09:21
ARAÇARIGUAMA

8º DIA DE GREVE EM ARAÇARIGUAMA: Empresa Vertion faz locaute e impede saída de ônibus do urbano

Categoria está em greve desde o dia 22 de outubro

2019, imprensa, Diretoria
Trabalhadores em greve aguardam em frente à garagem da empresaDiretoria

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região denuncia que a empresa de transportes urbano e escolar em Araçariguama, a Vertion Transportes, está impedindo que os trabalhadores coloquem em circulação os ônibus do transporte urbano, conforme a porcentagem da greve da categoria. A empresa permite a circulação apenas da porcentagem dos ônibus do transporte escolar e a linha intermunicipal do shopping Catarina. Desde o primeiro dia de greve, a empresa cria problemas para impedir os trabalhadores de colocar os veículos em circulação.

O atual prefeito de Araçariguama João Batista Junior, Joca Jr., esteve em frente à garagem da empresa na manhã desta terça-feira, 29, e o Sindicato dos Rodoviários denunciou o locaute promovido pelos donos da empresa Vertion. Locaute é greve de empresário e é proibido pela legislação brasileira.

Todos os dias, os trabalhadores que estão em greve desde o dia 22 de outubro, permanecem em frente à garagem da empresa, prontos para cumprirem a porcentagem de ônibus em circulação determinada em liminar.

A paralisação da categoria foi motivada pela demissão arbitrária de alguns trabalhadores por justa causa e em retaliação à greve realizada em agosto e porque a empresa não cumpriu com o que foi acordado nessa greve, continuando a atrasar o pagamento do tíquete-refeição, que deveria ser pago no 5º dia útil de cada mês, a não efetuar o pagamento de adiantamento salarial, a não fornecer o plano de saúde e o plano odontológico (a empresa recolheu a documentação dos trabalhadores, mas não encaminhou aos planos), a manter motorista de micro-ônibus dirigindo ônibus convencional sem pagar o devido piso salarial e a manter uma frota de ônibus precária. Além de se rejeitar a negociar a pauta de reivindicações da campanha salarial deste ano, cuja data-base é 1º de maio.

2019, imprensa, Diretoria
Prefeito de Araçariguama esteve novamente na garagem da empresa e conversou com Sindicato e trabalhadoresDiretoria

2019, imprensa, Diretoria
Garagem da Vertion na madrugada desta terça-feira, 29Diretoria

Fabiana Caramez
Deixe seu Recado