Notícias

08-Mar-2022 07:30 - Atualizado em 08/03/2022 07:45
HOMENAGEM

8 de Março Dia Internacional da Mulher

Atualmente, esta data ampliou seus significados e se transformou em símbolo de reivindicações por igualdade, respeito, educação, saúde, emprego, renda.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março no Brasil e em muitos países, tem inspiração nas lutas feministas do início do século XX por condições de vida e de trabalho e por direito ao voto. A atuação de ativistas socialistas e um incêndio numa fábrica nos EUA, que matou mais de 100 trabalhadoras, também estão na origem da criação deste dia criado em homenagem às mulheres.
Atualmente, esta data ampliou seus significados e se transformou em símbolo de reivindicações por igualdade, respeito, educação, saúde, emprego, renda. E também é símbolo de luta contra o machismo e a violência.
“Que o Dia Internacional da Mulher seja mais do que uma homenagem; que seja também um instrumento com a força de melhorar as condições de vida de todas as mulheres por meio de políticas públicas que garantam os seus direitos e conquistas”, declara o presidente do nosso Sindicato, Paulo Estausia, o Paulinho.
A comemoração do 8 de Março, neste ano, ocorre em meio às repercussões da fala de desrespeito de um deputado paulista da extrema direita contra as mulheres ucranianas. Esta é mais uma evidência do quanto as mulheres, sejam brasileiras ou estrangeiras, ainda são vítimas de machismo e desrespeito. Mais um motivo para reconhecer a importância do Dia Internacional da Mulher.

Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região
Deixe seu Recado