24-Set-2019 18:30
CNTTL

2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe acontece em Sorocaba

Evento irá acontecer no Grand Hotel Royal e deve reunir cerca de 200 dirigentes sindicais da América Latina, México e Caribe

2019, imprensa,
2019

A cidade de Sorocaba irá sediar de 26 a 28 de setembro o 2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe, promovido pela Federação Unitária de Transportes da América Latina e o Caribe (FUTAC) com apoio da brasileira Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

O evento irá acontecer no Grand Hotel Royal e deve reunir cerca de 200 dirigentes sindicais que representam trabalhadores em transporte rodoviário (passageiro e carga, inclusive autônomos e cooperativados), portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, mototaxista, fretamento, cargas e aéreo, dos setores público e privado, dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador – a Venezuela está suspensa do grupo desde 2016) mais o Caribe e o México.

Os participantes do 2º Congresso irão debater pautas comuns à categoria em todo o continente sobre condições de trabalho, segurança, higiene e movimento sindical. O objetivo final é construir um plano estratégico para integração das atividades, mobilizações e lutas dos trabalhadores em transportes em toda a América Latina e o Caribe. O 2º Congresso também irá realizar a eleição para a direção da FUTAC mandato 2019-2023.

Intercâmbio e solidariedade

Para o presidente da CNTTL e do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, Paulo João Estausia, anfitrião do 2º Congresso, esse intercâmbio entre os trabalhadores em transportes do Brasil e dos países vizinhos é importante para traçar estratégias contra os ataques patronais e de governos que vêm precarizando e retirando direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora.

Para o presidente da FUTAC, Ricardo Maldonato, assim como no Brasil, muitos países da América Latina têm sofrido com os ataques de governamentais.

“Em nossa região estão aniquilando os direitos trabalhistas, sociais e políticos. Cito como exemplos as reformas trabalhista e do sistema de pensões, que têm precarizado as relações de trabalho, com a flexibilidade trabalhista e a proibição ao direito de greve e de negociação coletiva. Por conta desse cenário temos um enfrentamento diário”, pontua.

Apoio

O 2º Congresso Regional da FUTAC conta com o apoio da Federação Sindical Mundial (FSM), da União do Transporte, Portos, Pesca e Comunicação (UIS) e das centrais sindicais CUT, CTB, CGTB e Intersindical.

Sobre a FUTAC

A Federação Unitária de Transportes da América Latina e Caribe (FUTAC) foi oficialmente constituída em outubro de 2013, mas o processo de debate iniciou-se em 2003.

Sediada no Chile, a entidade representa cerca de 400 mil trabalhadores na América Latina e Caribe nos setores de transporte terrestre de passageiros e cargas, transporte público urbano, portuário, aéreo, pesca e comunicações.

Sobre a CNTTL

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) foi criada em junho de 1989, em pleno cenário de enfrentamento político no país, quando o movimento sindical vinha sofrendo ataques constantes do governo e do setor empresarial

Hoje, 30 anos após sua criação, a CNTTL é uma das maiores confederações do país e representa os trabalhadores empregados e autônomos, das esferas pública e privada, dos setores de transporte rodoviário de carga e de passageiros, portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, taxista, mototaxista e aéreo no Brasil.

As últimas estatísticas da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do extinto Ministério do Trabalho e Emprego, referentes a 2012, apontam 2,8 milhões de trabalhadores em transportes da iniciativa privada e da esfera pública (estatais), desse total, aproximadamente 1,8 milhão são caminhoneiros autônomos, celetistas e de cooperativas.

O Grand Hotel Royal está localizado na rua Dr. Álvaro Soares, 451, Centro, Sorocaba. As atividades do 2º Congreso Regional da América Latina e Caribe acontecerão das 9h às 18h, durante os dias 26 e 27, e das 9h às 12h, no dia 27 de setembro, quando acontecerá o encerramento com a aprovação do plano estratégico de organização e mobilização dos trabalhadores em transportes latino-americanos e caribenhos.

Serviço
2º Congresso Regional dos Trabalhadores em Transportes da América Latina e Caribe - FUTAC

Data: 26 a 28 de setembro (quinta a sábado)

Local: Grand Hotel Royal