Pix
Pix
Pix

Notícias

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 
Sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Prazo para cadastrar a digital para votar nas eleições deste ano está terminando

A biometria é obrigatória nas seguintes cidades da base do Sindicato: Araçoiaba da Serra, Coronel Macedo, Salto de Pirapora, Sorocaba e Votorantim
Prazo para cadastrar a digital para votar nas eleições deste ano está terminando

A Justiça Eleitoral está aperfeiçoando o sistema eleitoral para garantir mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Para isso está substituindo o título de eleitor em papel pela biometria, uma tecnologia que permite identificar as pessoas por meio das digitais.

Essa nova tecnologia está sendo implementada aos poucos em todo o Brasil e chegou a alguns municípios da base de representação do Sindicato dos Rodoviários. A biometria se tornou obrigatória em Araçoiaba da Serra, Coronel Macedo, Salto de Pirapora, Sorocaba e Votorantim e os eleitores dessas cidades têm até o dia 23 de março de 2018 para se cadastrar.

Problemas para quem não fizer a biometria

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), praticamente a metade dos eleitores desses municípios ainda não regularizaram o título de eleitor cadastrando a digital. Quem não fizer a biometria, além de ter o título de eleitor cancelado e ficar impedido de votar, não poderá tirar passaporte e nem carteira de identidade, receber salário em emprego público, e fazer alguns tipos de empréstimos.

Onde fazer a biometria?

A biometria pode ser feita nos cartórios eleitorais, em unidades do Poupatempo e no shopping Iguatemi Esplanada. Nos cartórios é preciso fazer agendamento e no Poupatempo pode ter distribuição de senha conforme a procura.

O horário de atendimento nos cartórios e no Poupatempo é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Porém, como é grande o número de pessoas que ainda não fizeram a biometria, a Justiça Eleitoral está fazendo plantões aos finais de semana.

No Posto de Atendimento no shopping Iguatemi Esplanada o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O endereço do shopping é av. Izoraida Marques Peres, 401, Sorocaba.

Segue o endereço dos cartórios eleitorais:

Eleitores de Sorocaba: Praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano, Sorocaba - Telefones (15) 3222-0675 e (15) 3202-4195.

Eleitores de Votorantim: Rua João Walter, 262, Centro, Votorantim - Telefones (15) 3343-4761 e (15) 3247-1797.

Eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora - o cartório eleitoral fica em Sorocaba! Rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy, Sorocaba - Telefones (15) 3231-1024 e (15) 3231-2138.

Eleitores de Coronel Macedo - o cartório eleitoral fica em Taquarituba! Avenida Coronel João Quintino, 137, Centro, Taquarituba - Telefones (14) 3762-1255 e (14) 3762-3335.

Quais documentos é preciso apresentar?

Para fazer a biometria é preciso apresentar os documentos listados abaixo:

1) Um documento de identificação
- RG ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento.

ATENÇÃO! Não será aceita a carteira nacional de habilitação (CNH) para o primeiro título de eleitor por não conter nacionalidade/naturalidade. O passaporte somente será aceito se for o modelo que contenha a filiação. Todo documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha o nome completo.

2) Comprovante de endereço em nome do eleitor (pode ser conta de luz, conta bancária, conta de água, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).

3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.

4) Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

Para tirar dúvidas e/ou obter mais informações pode ligar para Central de Atendimento ao Eleitor no número 148, tem custo de ligação local e não realiza agendamento.

Outra opção é acessar o site do TRE-SP, segue o link
http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/identificacao-biometrica-1/identificacao-biometrica

 

 

Fonte: Fabiana Caramez
Pix
Pix
Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Sorocaba e Região
Endereço: Rua Capitão Augusto Franco, 159 – Vila Amélia | Sorocaba / SP
CEP: 18031-615 – Telefone: (15) 3331-7900 – Fax: (15) 3331-7903
Facebook YouTube RSS
rodoviariosorocaba.org.br
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
 
Pix